Escola de Samba Unidos de Vila Maria

GRCSES Unidos de Vila Maria O Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba Unidos de Vila Maria é uma escola de samba de São Paulo, atualmente esta sediada no bairro Jardim Japão, no distrito de mesmo nome, mantendo uma escolinha de futebol, que reúne cerca de 200 meninos.

Além do oferecimento à comunidade de serviços odontológicos, e cursos profissionalizantes, de Informática, Inglês, instrumentos musicais e projetos para a terceira idade.


Historia

A Unidos de Vila Maria foi fundada em 1954 a partir de um grupo de amigos que moravam na parte alta do distrito de Vila Maria e imediações, que se reuniam para brincar o carnaval pelas ruas do bairro, da Vila Munhoz até a Vista Alegre. Assim, surgiu em 1950 a escola de samba Unidos do Morro da Vila Maria (nome que permaneceria até 1971), sendo oficializada em 10 de janeiro de 1954. Neste primeiro ano, a Vila Maria ficou em segundo lugar no primeiro concurso do qual participou

Inicialmente, como as demais escolas da cidade, a Unidos de Vila Maria não desfilava com alas formalizadas, saindo pelas ruas da cidade, tais como a Avenida Celso Garcia, no Brás, e a Avenida São João, no Centro, com sua bateria, o baliza Zé Caxambu e Claudete, uma passista que “escandalizava” por sair de maiô frente à bateria.

Sua primeira sede foi a casa de Mané Sabino, e os escassos recursos eram obtidos através de contribuições dos comerciantes da região e dos próprios associados para a compra de tecidos para as fantasias. Uma figura importante na história da escola é João Franco, o Xangô da Unidos de Vila Maria, ator, cantor, compositor, um dos primeiros componentes da escola, um dos primeiros artistas a aderir ao movimento negro, e homenageado por Leci Brandão, num samba de autoria desta.

Segundo arquivos pessoais do próprio Xangô, uma característica da escola, levantada por alguns dos componentes mais antigos, é que durante muito tempo, apenas negros faziam parte da Vila Maria. Alguns dizem que isso acontecia porque os brancos não queriam misturar-se a este tipo de folia, enquanto outros pregam que havia mesmo preconceito por parte dos negros.

Em 1968, no primeiro desfile oficial da cidade, a Vila Maria conquista o título do Grupo 2 (atual Grupo de acesso, quando, através d e um enredo que falava sobre Villa Lobos, desfilou com 300 componentes e mais uma ala mirim.

Mestre Sala e Porta Bandeira - Unidos de Vila MariaAinda na década de 1960, a Unidos de Vila Maria foi premiada pelo prefeito Faria Lima com o Apito de ouro, prêmio concedido às melhores baterias das escolas.

Na ocasião, o Mestre responsável pela bateria era Mestre Batucada, outro grande nome do samba paulistano. Em 1976, já com 600 componentes, e sob a presidência de Benedito Nascimento, a escola ganha uma nova quadra.

Porém, é apenas na década de 1990, quando o hoje presidente de honra da Velha Guarda, Vadinho, e alguns amigos resolvem assumir a escola é que a Vila voltou a obter bons resultados.

Em 1998, com o enredo “Uma viagem a Atlântida”, a Vila consegue o título do Grupo 2 (atual Grupo 1 da UESP). Em 2001, sob a presidência de Marcelo Muller, vem, finalmente, o título do Grupo de acesso, o que lhe concedeu o direito de figurar entre as grandes escolas no ano seguinte, tendo como tema do desfile as novelas.

Já figurando entre as principais escolas do Carnaval paulistano , a Vila Maria ganhou uma nova quadra, a maior das escolas de samba de São Paulo, chegando em sexto lugar na disputa do Carnaval em 2004.

Em 2007, com um enredo sobre o renascimento ecológico da cidade de Cubatão, a Vila Maria surpreendeu o público, conquistando o vice-campeonato, melhor colocação de sua história.

Em 2008, com um enredo sobre os 100 anos de imigração japonesa no Brasil, terminou na 3º colocação.

Para 2009, a escola traz como enredo Da sobrevivência a luxúria,da ilusão a lucinação.Dinheiro, mito, história e realidade, termina na 8º colocação.

Títulos

Bandeira da Unidos de Vila Maria• Grupo 1 da UESP: 1998
• Grupo de Acesso: 1968 e 2001

GRCSES Unidos de Vila Maria
Rua Cabo João Monteiro da Rocha, 447 - Jardim Japão - Vila Maria - São Paulo
(11) 2981-3154

Fonte: Wikipédia

Vídeo

Fonte: YouTube




  Sobre o EncontraVilaMaria
Fale com EncontraVilaMaria
Anuncie no EncontraVilaMaria
Cadastre sua Empresa no EncontraVilaMaria (grátis)



Termos EncontraVilaMaria | Privacidade EncontraVilaMaria


Bandeira da cidade de São Paulo